4 comentários sobre “Gerenciamento de Identidade: o que isso tem a ver com Twitter e Facebook?

  1. Olá Luciano!

    Trabalho com essa realidade diarimente, e realmente é um desafio encontrar uma regra que permita atualizar os dados de um cadastro em diversos ambientes, sendo que todos esses ambientes são atualizáveis.

    No Brasil ainda não conseguimos ter nem mesmo uma identidade física única, apesar de algumas tentativas ainda não existe um documento padrão e único à todo cidadão, e acredito que esse é um dos fatores que dificulta (e muito) ter um cadastro único para tudo que exige disponibilização de dados.

    Acredito que a questão da identidade única tende a ser um ponto chave nas discussões tanto sociais quanto tecnológicas, recentemente participei de um discussão a respeito desse assunto, e quando se discutia a criação de um sistema único de informações o maior empecilho era definir quem poderia alterar, e em caso de alteração simultâneas em mais de um ambiente, qual informação seria válida.

    É curioso ver como ao mesmo tempo que estamos tão conectados ao mundo, ainda somos tão isolados de nós mesmos, ao ponto de como voc~e mesmo citou, nem sabermos mais onde nossos dados estão!

    Abs!

  2. Muito interresante seu post Palma.

    A um tempo atrás vinha pensando muito nisso, um sistema integrado de gerenciamento de identidade, como um windows live ID universal.
    Porém vem um grande problema que você mesmo citou:

    “Ter esta senha comprometida significa ter o acesso a muitos sistemas comprometido”

    Com a extinção de vários login’s acredito que deveria ser extinta também esta forma que utilizamos a muito tempo para comprovar nossa identidade, o sistema de usuário e senha.
    Tudo evoluiu muito porém os metodos de login ficaram práticamente parados no tempo, salvo apenas os serviços críticos com o uso de tokens, biometria e etc.
    A idéia que queria deixar é que talvez o problema de segurança no ato do login deva ser visto como um trampolim para uma evolução, forçando os usuários a utilizar opções mais seguras.

    Adorei o termo “automagicamente”, hahaha
    Abraço =)

  3. Luciano, boa-tarde.

    Estamos coletando alguns artigos científicos sobre SI-IDM, para o TCC.

    Gostaríamos de trabalhar o “problema” de implantação da gestão de identidade, na área de Recursos Humanos, com fazer, os projetos, processos etc.

    Você tem algum material sobre isso?

    Muito obrigado.

    1. Olá Allan,

      Trabalhei com um produto da MS, o MMS (MS Metadirectory Service) nos idos de 2004. O produto pasou pelo nome ILM – Identity Lifecycle Manager e agora faz parte da família Forefront, com o (infeliz) nome de FIM – Forefront Identity Manager.

      A Novell também tem seu produto (Novell Identity Manager: http://www.novell.com/products/identitymanager).

      O Oracle oferece o Oracle Identity Manager: http://www.oracle.com/technetwork/middleware/id-mgmt/overview/index.html).

      O produto da IBM é da família Tivoli (Tivoli Identity Management: http://www-142.ibm.com/software/products/br/pt/identity-mgr/)

      Estes são produtos um pouco diferentes dos mecanismos de gestão de identidade do post, pois eles focam no ambiente corporativo (dentro da empresa).
      Projetos deste tipo são extremamente críticos, pois ferramentas como as citadas acima podem criar grandes, ou melhor, enormes, ou melhor, gigantescos problemas quando mal utilizadas.

      Espero que os links ajudem, mas se quiser discutir mais, mande um email: luciano@lpalma.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s