Colaboradores, Aproveitadores, Punidores e Solitários


[tweetmeme source=”lucianopalma” only_single=false]

Lendo o excelente livro “Connected”, de Nicholas A. Christakis e James H. Fowler, tomei conhecimento de um estudo realizado pelo matemático Chris Hauert envolvendo relacionamentos entre indivíduos, consequentemente abordando o tema das Redes Sociais.

Hauert observou quatro tipos básicos de comportamento em sociedade: os “Loners” (Solitários), os “Cooperators” (Cooperadores), os “Free-riders” (Aproveitadres) e os “Punishers” (Punidores).

A partir destes perfis, algumas situações foram matematicamente simuladas:

  • Num ambiente com muitos “loners”, a cooperação evolui porque não há um número significativo de elementos que se aproveitam dos outros de forma parasitária. Os “cooperators” passam a ser a população dominante, uma vez que através da cooperação, seu desempenho supera o dos “loners”;
  • Num ambiente com muitos “cooperators”, há margem para um crescimento dos “free-riders”, que podem desfrutar dos benefícios da cooperação sem gastar energia para contribuir (a exemplo dos parasitas). Com o tempo, os “free-riders” passam a ser a população dominante;
  • Num ambiente dominado por “free-riders”, os “loners” passam a se destacar novamente, uma vez que os “free-riders” não têm mais de quem tirar proveito.

O quarto perfil então entra em jogo: os “punishers”. Estes são indivíduos que coíbem os abusos dos “free-riders”. Como os quatro perfis em ação, o que ocorre é um equilíbrio entre eles e um convívio em sociedade onde todos os elementos estão presentes.

Uma frase do livro resume a história: “Cooperadores se conectam com os outros para criar mais; Aproveitadores se conectam com os outros para sugar os que criam; Punidores se conectam com os outros para coibir a ação dos Aproveitadores”.

O estudo parece descrever com boa precisão os relacionamentos humanos.
No entanto, a contribuição que gostaria de fazer é que acredito que as pessoas não se enquadram exclusiva e definitivamente em um perfil. A mesma pessoa pode ser “loner” em uma situação, “cooperator” em outra, “punisher” ou “free-rider”, dependendo do momento e contexto em que se encontra.

Por outro lado, pode existir um perfil dominante. Você saberia dizer qual é o seu?

Continue esta discussão; deixe seu comentário!

Anúncios

2 comentários sobre “Colaboradores, Aproveitadores, Punidores e Solitários

  1. Olá, Palma
    Tenho lido os seus post, videos e apreciado o seu trabalho e devo concordar também que é interessante sua analise vai contribuir para o desenvolvimento do meu trabalho com redes sociais na escola … espero me aprofundar cada vez mais a respeito deste tema que intriga e instiga seu estudo e seu efeito no nosso contexto social do meu ponto de vista na educação acredito que devemos explorar melhor esses recursos e ferramentas que propiciam condições antes jamais imaginada na maneira como as pessoas se relacionam e seus reflexos no meio social embora exista experiencia em algumas empresas no exterior creio que podemos inovar aqui o seu uso.

    Até a proxima vez…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s