As palestras sobre empreendedorismo têm sido alvo de muitas discussões recentemente.

A análise que faço é baseada numa reflexão do Prof. Leandro Karnal: o empreendedorismo está sendo tratado como religião. Quem o prega (nem sempre praticando-o, seguindo à risca o exemplo de algumas religiões) coloca o empreendedorismo como o caminho único para a salvação. Não é.

Empreendedorismo é bom para empreendedores. Nem todo mundo quer (e muito menos precisa) ser um empreendedor. Se a pessoa está em paz prestando um concurso público, fazendo carreira numa empresa, trabalhando a vida inteira num mesmo cargo, pedindo esmola na rua ou trabalhando de graça para uma instituição de caridade… quem é o empreendedor para julgá-la? A coisa mais errada seria tirar alguém de uma atividade que está fazendo em paz, possivelmente com prazer e paixão e colocá-la numa atividade “porque alguém diz que isso é o que todos têm que fazer”.

A apologia a largar o emprego e empreender é muita falta de empatia com o próximo. Quem prega isso, na realidade, pode não estar tão bem resolvido assim, e talvez esteja tentando se autoafirmar pela normalização do outro (e se possível, do todo) de acordo com seus parâmetros. É uma atitude, mais do que egoísta, de alguém inseguro que está com medo de não ter suas escolhas aprovadas pelo grupo, portanto precisa convencer o grupo a gostar de suas escolhas. Infelizmente, às vezes alguns conseguem, para azar dele mesmo e do grupo.

Adoro dar palestras, e obviamente sou a favor de palestras. Só que palestras têm que ter conteúdo relevante para seu público alvo. Não consigo entender tantas palestras recheadas de “cagação de regras” para empreendedores. A característica maior do empreendedor é conhecer como o mundo funciona, e criar, ele mesmo, seu modelo para participar do jogo.

O empreendedor precisa ser criativo a ponto de não precisar seguir cartilhas (apesar de conhecê-las). Se alguém precisa de tantas regras e orientações para “empreender”, será que não está no lugar errado? Será que essa pessoa não tem um perfil mais adequado para buscar um emprego, com um chefe que lhe diga o que fazer?

De novo, não sou contra o compartilhamento de técnicas e de conhecimento através de palestras, mas acredito que palestras para empreendedores precisam ter menos “VOCÊ precisa fazer isso” e mais “EU FIZ isso, agora tire suas conclusões a aprenda, você, com minha experiência“. Porque empreendedores são capazes disso.

Empreendedores não precisam de autoajuda. Palestra de autoajuda para empreendedores é charlatanismo dos dois lados. Um empreendedor de verdade se recusaria a subir ao palco para fazer isso, e um empreendedor de verdade se recusaria a permanecer na platéia. Empreendedores já têm motivação de sobra. Quando vejo palestras de “empreendedorismo” na base da “autoajuda e motivação”, a imagem que me vem à mente é de crianças brincando de ser empreendedor. No palco e na platéia.

Espero que o ecossistema amadureça e que passemos a ter palestras sobre empreendedorismo de verdade. Com empreendedores de verdade, que não deixem margem que sua palestra tem valor. Torço para que a coisa não descambe para o lado de virar um “Entrepreneurs Fashion Week“, com direito a área VIP e camarote… isso é tudo que o Brasil não precisa.
Anúncios

5 comentários sobre “Sobre empreendedorismo & palestras…

    1. Nada contra ganhar dinheiro dando palestras, desque que as palestras tenham algum conteúdo que agregue algo à vida das pessoas. Se alguém quer uma palestra motivacional e o público está ciente que se trata somente disso, tudo bem. O problema é vender gato por lebre, prometer soluções mágicas, pegar as “ondas”, as “modinhas”, os “chavões”, e sair enrolando pessoas ingênuas e desavisadas, criando as ilusões que você menciona só para arrancar-lhes dinheiro. Considero isso picaretagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s