O risco das previsões no mercado de Tecnologia

[tweetmeme source=”lucianopalma” only_single=false]
Há poucos dias, o estrategista-chefe da Microsoft, Craig Mundie, declarou que os tablets devem ser somente uma febre passageira.
Previsões deste tipo no mercado de Tecnologia da Informação são sempre muito arriscadas, porque em TI tudo muda muito rápido. Basta considerar, por exemplo, que o iPhone não existia até a metade de 2007. Hoje, desde crianças até idosos desejam e usam o aparelho. Passaram-se menos de 4 anos do dia em que muitos analistas consideraram loucura uma empresa de computadores atuar no mercado de celulares.
O iPad foi lançado há pouco mais de um ano. Lembro claramente a quantidade de “nerds” criticando o novo aparelho, chamando-o de “iPhone de Itu” e criticando suas características técnicas inferiores às de um PC. Talvez o iPad não seja mesmo para nerds que buscam cada quinhão de desempenho de seus superprocessadores. Talvez o iPad seja para seres humanos comuns, que simplesmente querem um equipamento para ajudá-los em suas atividades. Sem se preocupar com tecnologia. Afinal, tecnologia boa é aquela que você nem percebe que está usando.
Neste cenário, a declaração de Craig Mundie acaba sendo infeliz independente de como a novela terminar. Vamos analisar as 2 hipóteses:

1. Tablets são só uma febre passageira

Isto é ruim para a Microsoft por 2 razões:

  • A Microsoft não demonstrou agilidade para tirar proveito dessa febre, pois se ela é passageira, a Apple já faturou tudo (ou quase tudo: 83%).
  • Para não ficar (muito) para trás, a Microsoft está trabalhando com alguns fabricantes (HP, Asus, Dell) para lançar soluções para faturar com a febre (Slates). Está também soltando informações sobre o Windows 8, dando a entender que ele suportará tablets. Porém, se é só uma febre, todo esse esforço será em vão e os usuários do Windows terão que pagar por um custo de desenvolvimento que será enterrado com o passar da febre.

2. Tablets não são uma febre passageira

Neste caso, a técnica de Mundie pode ter sido de “desqualificar a concorrência”, tentando jogar areia no discurso “tablet” e tentando frear o avanço da Apple (e Google), enquanto sua empresa não apresenta uma resposta à altura.
Isso é ruim para a Microsoft por outras 2 razões:

  • Quando a Microsoft tiver sua solução para tablets, será que Mundie aceitará voltar atrás, assumindo uma visão míope? Ficará no mínimo estranho dizer: “quando meu concorrente fez algo antes de mim, era febre passageira, agora que eu estou fazendo, é o futuro”. Não que isso seja um problema para a Microsoft (às vezes ela faz isso com seus próprios produtos), mas com certeza, bom não é.
  • O mercado já estará tomado quando a Microsoft mudar de visão. Empresas já estão comprando iPads e tablets com Android e aplicações já estão sendo desenvolvidas para estas plataformas. A Microsoft já conseguiu reverter cenários assim 10 anos atrás (Explorer x Netscape), mas será que ela ainda tem todo esse poder? O jogo não é exatamente o mesmo, porque estamos falando em “era pós-PC”.

Conclusão:

De novo: em TI, previsões para o futuro são muito arriscadas. E quanto maior é o “vidente”, maior o risco. Um detalhe e o jogo muda. Quem diria, 5 anos atrás, que a Nokia se encontraria na situação de hoje, declarada como “uma plataforma em chamas” pelo seu próprio presidente? Outra: enquanto todos esperavam um sistema operacional da Google e olhavam para o Google OS, poucos perceberam que o sistema não era esse, mas sim o Android!
Estas mudanças estão sendo muito rápidas, e as empresas que têm mostrado agilidade estão se mostrando vencedoras. Tão vencedoras, que estão até mudando as regras do jogo na Nasdaq, de tanto que as ações da Apple subiram. Porque Jobs não fez previsões. Ele deu vida às suas visões.

6 comentários em “O risco das previsões no mercado de Tecnologia”

  1. Sendo passageira ou não nesta “febre” dos Tablets a Apple está disparada na preferência dos usuários. Vale conferir o artigo a seguir comparando as vendas do iPad2 X Mororola Xoom:
    http://is.gd/4IWtVl
    Se “ainda” é possivel reverter este market share nas plataformas Mobile/Tablets?
    Sem querer fazer qualquer previsão… DUVIDO MUITO!

  2. No segmento de advinhações a Microsoft precisa lançar um service pack para o seu produto MS Crystal Ball. Isso porque ela nao tem conseguido, principalmente no segmento de mobilidade dar a inovação que os seus concorrentes diretos fizeram para manter o Windows mobile na briga. Ao invés disso ela chegou alguns anos atrasada em relacao ao android e vários anos em relacao ao IOS. Esse discurso que os tablets sao uma febre passageira, me lembra muito aquela frase dita que 640Kb era suficiente para qualquer um. Fatos que por enquanto se confirmam, quem tem dispositivo com IOS nao troca. Ipad foi um sucesso, IPad 2 é um suscesso ainda com mais performance (nao é perfeito, até porque tem que ter espaço de invoacao pra lançar um Ipad3). Samsung está entrando na briga com o Android Honeycomb, que by the way tem uma interface legal pra caramba, mas ainda é uma incognita (principalmente em relacao ao numero de aplicativos.
    Microsoft ??? (Fundo musical para som de grilos…)

  3. Muito bom conteúdo Luciano, muito boa visão.
    Pode bem ser que Mundie volte atrás assumindo uma visão míope.
    Quem diria que o bobo XBox de 2001 aproximadamente faria tanto sucesso?
    Lembro quando apresentei o XBox a primeira versão na escola e vimos que dificilmente desbancaria o Playstation da Sony que hoje me parece estar mano a mano.

  4. Pingback: Bem-vindo à era pós-PC | Blog do Palma

  5. Pingback: Microsoft atropelada pelo Linux na Inglaterra? | Blog do Palma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chame no WhatsApp
1
Dúvidas? Chame no WhatsApp!
Olá! Você tem interessem em criar uma loja online? Podemos ajudar!