O fim de uma era. O Início de outra…


24 de setembro de 2001. A data da realização de um sonho e do início de uma era. Neste dia fui contratado como Consultor da Microsoft.

Hoje, 18 de janeiro de 2010, foi colocado um fim nesta era. É portanto hora de iniciar um novo ciclo.

Foram 8 anos de muita paixão e muita dedicação. Muito trabalho duro, muitas idéias, e nos últimos 2 anos, muita renovação com o trabalho com a Comunidade Técnica.
Quem me conhece sabe o quanto foi importante para mim (e continua sendo) fazer o máximo por esta Comunidade, que é um gerador infinito de energia. Continuo acreditando nela, e espero não ser por ela esquecido, pois gostaria de continuar oferecendo o melhor de mim para o crescimento e para o sucesso da Comunidade.

Aprendi muito nesta fase de minha vida, e gostaria de agradecer a todos vocês que fizeram parte dela.

Aprendi também algumas lições que dividirei com vocês em algum post no futuro, pois não gostaria de ser interpretado de forma distorcida por força do momento.

Pretendo ter mais tempo para dedicar às idéias que realmente acredito e gostaria de continuar compartilhando meus estudos, pesquisas, descobertas, erros e acertos com vocês.

Continuarei a me especializar em Redes e Mídias Sociais, mas dificilmente conseguirei ficar muito longe da tecnologia 😉

Ano Novo, Vida Nova, Era Nova!

Twitter do Palma Facebook do Palma Linkedin do Palma

Anúncios

59 comentários sobre “O fim de uma era. O Início de outra…

  1. Essa notícia me pegou de surpresa, você é um cara que admirava em ajudar a comunidade a se desenvolver, e no CZ comecei a admirá-lo mais ainda pela sua paixão por tudo isso. Estarei sempre torcendo por você. Um grande abraço!

  2. Prezado Palma,

    Eu particularmente estou sem palavras nesse momento para comentar isso. Mas com certeza você é um força motriz da comunidade Microsoft. Brincamos até em alusão ao seu tamanho físico é inversamente proprocional a sua vontade, conhecimento, compromentimento.
    Realmente desejo tudo de bom e positivo nessa sua nova caminhada e continue a contar conosco da comunidade MS.
    Saúde e Sucesso amigo,
    Att,

    Eduardo Freire

  3. Obrigado pelas palavras, Eduardo.
    Às vezes encontramos alguns obstáculos na vida, mas o que nos deixa realizados é olhar prá trás depois e ver que conseguimos transpô-los.
    E com a força da Comunidade, e com força de vontade, estudo, suor, vontade… não existem obstáculos intransponíveis, certo?
    Grande abraço!
    Luciano

  4. Amigo Palma,

    Espero não perdermos o contato! Fico feliz por ter conhecido uma pessoa tão importante para a Comunidade como você.

    Abraços e sucesso na nova fase.

  5. Claro que não vamos perder contato, Alexandro!
    Sem dúvida, ser demitido assim de surpresa vai demandar um certo “rearranjo” para minha vida, mas com certeza será para melhor e pretendo poder continuar colaborando com a Comunidade!!!

  6. Grande Luciano,

    Independente da onde você estiver, continuará sendo o pilar de todo trabalho feito pela comunidade.
    E estou te aguardando aqui no MTD como um dos principais palestrantes, você é peça chave e fundamental pra que o evento aconteça !!!!

    Um grande abraço !!!!

  7. Olá Palma,

    Não vou dizer que o conhecia pessoalmente porque meu contato com você foi pequeno, mas sua sombra e presença era muito grande, em várias ocasiões quando falava com pessoas da comunidade e da Microsoft, como o Hara e o Gilson, sempre o citavam você como uma autoridade dentro deste ambiente de comunidades.
    Espero que seu progresso agora seja maior ainda e que possa conseguir rapidamente se encontrar nesta nova fase !!!!

    Um abraço,

    Marcelo Sincic

  8. Ola Luciano,

    Eu acho que esta fui uma perda imensa mas você sabe como funciona uma empresa multi-nacional. Fiquei sempre impressionado com a sua motivação e dedicação, sem mencionar a sua habilidade de absorber conteúdo novo, que é única. Nem preciso mencionar a pessoa Luciano que é excepcional. Vamos continuar trabalhar junto, tem mais na frente .

    Grande abraco Markus

  9. Olá Luciano, tudo bom?
    Você provavelmente não me conhece, pois acho que nunca comentei aki no blog, pois essa noticia eu nao poderia deixar de comentar. Fico triste com sua saida, sigo vc no twitter e de vez em quando dou uma passadinha aki no seu blog. Espero que seja uma evolução de sucesso pra vc. Grande abraço!

    Fernando Carmo

  10. Tenho dito que scorecards são uma péssima maneira de fazer gestão. Sua saída da Microsoft só confirma isso. Conheço poucos caras que empolguem uma platéia numa palestra, que inspirem a comunidade como você faz, Palma.
    Eu sempre disse que não há empresa perfeita, há empresa perfeita por um período. Sei que você pensa de maneira parecida, e está encarando essa saída mais como uma oportunidade do que como um problema.
    Tenho certeza que você vai continuar por perto. To na área também! Vamos marcar outro Happy Hour!
    []!

  11. Olá grande Luciano…triste notícia esta e acredito que a comunidade perde muito com sua saída. Como dito pelo Laerte, vc é o pilar de muitos trabalhos desenvolvido pela comunida MS e particularmente tenho acompanhado muito deste esforço, por exemplo, no grande apoio que até então vinha dando para a realização do Marília TechDay 2010.

    Bom, eu acredito que uma má notícia sempre vem seguida de uma excelente notícia. Por isso, te desejo toda sorte do mundo e que vc seja feliz… tenha certeza de que algo de melhor está sendo reservado para vc! Sendo assim, prepare-se para o melhor 🙂

    abraços
    Nilton Pinheiro

  12. Grande Palma!

    Desejo muito sucesso e realizações nessa Nova Era que nasce!

    Tenho certeza que esse salto será um catalizador para a consolidação de sua carreira em Redes Sociais e Comunidades no Brasil. Prepara-se!!! 🙂 E como sempre: Branca Branca Branca!!!

    []s
    Waldemas.

  13. Poutz falar o que do meu “irmão gemeo” hehe :), você é uma ótima pessoa, desde aquela reunião em Curitiba aprendi a admirar seu trabalho, fico triste e feliz com a notícia, triste porque não teremos mais 100% do Palma na comunidade, mas feliz por ter escolhido um caminho novo, uma vida sem mudanças não tem sentido :).

    Abraços e sucessos, e obrigado por todas as oportunidades e conversas.

  14. Luciano,

    Tem uma brincadeira que fazemos em outros casos que vou adaptar ao seu perfil:

    Se procurarmos a palavra “comunidade” no dicicionário, uma foto sua estará ao lado para exemplificar.

    Independente da camisa que estiver vestindo, estaremos todos juntos.

    “Um bom homem nunca estará sozinho”.

    []s

  15. Palma
    Fui pego de surpresa com essa noticia.
    Me lembro muito bem da conversa que tivemos no Teched Brasil 2008 e das suas palavras amigas. Sao palvras que nunca esquecerei e que so’ me dao forca a continuar tao longe da familia e dos amigos. Foi um momento especial pra mim. Muito obrigado.
    Saiba que mesmo de longe estarei aqui torcendo pro voce, pois sei da sua garra e competencia.

    Um forte Abraco

    Alessandro Cardoso
    Sydney – Australia

  16. Oi Palma,

    Te desejo grande sucesso e felicidades neste novo em tua vida e cara, não vamos perder o contato, né!

    Posso falar pela comunidade do Ceará que ainda teremos você como palestrante em nossos eventos. 😉

    Forte abraço.

  17. Palma,

    Estou perplexo, faço das palavras do Pablo as minhas, te admirava antes do C.Z. como profissional e após ele como pessoa. estou triste em saber que saiu, porém em nome de todos da comunidade, lhe peço para não sumir da comunidade, assim como outros ex-influenciadores fizeram.

    Não sei o que aconteceu, isso é conversa pro Tech Ed. Porém torço pelo seu sucesso e sei que dará tudo certo.

  18. Grande Palma! Que você encontre um ótimo caminho nessa nova era. Agora que você esta do lado de cá, poderá ser MVP algum dia. Já tinha pensado nisso ?!? Se precisar de algo, estamos ai. Passe seu email para os amigos hein. []’s

  19. Caramba pessoal!
    Quando recebi a notícia do meu desligamento, mesmo com tudo o que 8 anos dedicados significam (e quão dedicados…), não foi tão difícil segurar a emoção.
    Mas lendo os comentários de vocês aqui está bem mais complicado para contê-la… Muito obrigado mesmo, a cada um de vocês!
    O meu discurso continua o mesmo desde o primeiro Community Zone: é impossível ficar imune à energia da Comunidade. Vocês cada vez mais demonstram isso!
    Esse apoio que estou recebendo é o maior patrimônio e a maior recompensa que um profissional pode ter. Vocês me fazem acreditar que todo o esforço valeu a pena (mesmo após 8 anos de empresa sem uma única promoção).
    Acho que sem vocês, eu não teria o impulso para começar a me dedicar a Redes Sociais, talvez uma das minhas próximas empreitadas.
    Aprendi muito com vocês, e conheci pessoas fantásticas. Isso me faz acreditar cada vez mais, e incondicionalmente, no poder e no valor das pessoas.
    E participando de uma Comunidade com pessoas como vocês… dá para não ter sucesso?! 😉
    Muito obrigado a todos, e sucesso a todos nós!

  20. Fala Mr. Palma,

    Acho que vc nunca teve tanto feedback sobre um post, começar a cobrar por hit. =)

    Aproveita para visitar a gente na ITGROUP, já que está de férias forçada.

    Grande abraço,

    Azuma

  21. Palma,

    Como você mesmo falou, ano novo , vida nova.
    Realmente é muito triste ficar sabendo de uma noticia dessas, porém, na vida estamos sujeitos a tudo.
    O mais triste ainda é saber que agora não teremos o parceiro PALMA do outro lado para nos aguentar.
    Não tenho duvida da sua capacidade e destreza, para continuar voando tão alto quanto.
    Você é um cara do bem e quem faz o bem, recebe o bem.. Portanto acredite, por mais que seja um momento dificil de se acreditar em coisas positivas, O UNIVERSO CONSPIRA A NOSSO FAVOR.

    Levante-se, chacoalhe a poeira e vamos em frente…

    Estamos juntos para o que precisar.

    Boa sorte neste nova jornada.

    Forte abraço

    Luiz Fernando Dias (MVP Forefront)

  22. Estou triste. Estou realmente triste. A empresa perdeu um grande talento que, com orgulho, sempre disse a todos que foi minha recomendação.
    Mesmo sabendo como é o mundo corporativo (passamos umas poucas e boas juntos) ainda fico pasmo com a notícia. 😦
    Vou sentir muito sua falta. Pelo menos, nossa amizade construída antes da Microsoft continua e isso é o mais importante.
    Pode apostar que coisas melhores vão ocorrer na sua vida e vc vai olhar para trás e entender como os pontos se uniram.
    Se precisar de indicação sou mais um com quem vc pode contar.
    Grande abraço e boa sorte!

  23. Sabia que você é uma pessoa super importante para a comunidade e que todos vão sentir do seu entusiasmo e garra na comunidade Microsoft.

    Lamento que vc tenha recebido essa noticia assim de sopetão.Mas, saiba que em nossas mentes e corações sempre estaremos torcendo pelo sucesso.

    Vc vai deixar saudades.

    Muita sorte e fé em sua nova jornada.

  24. Quando vi seu anúncio no outro blog, acompanhado por comentários de baia no Twitter, imaginei que fosse ler esta notícia.

    Meses atrás passei por um momento similar, mas acho que pior. A sensação de anos de dedicação foram pelo ralo. Pelo menos a MINHA foi essa. Mas aprendi o significado de “Resiliência”. Algo como “a capacidade de um indivíduo em possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, a capacidade do indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente as adversidades”.

    As mudanças internas, o título MVP, a demissão (na verdade a não-renovação do contrato) mexeram demais comigo e descobri que minha resiliência não era tão boa. O mais legal é que esta foi apenas a primeira lição aprendida.

    Aproveitando, compartilho mais algumas lições que aprendi nestes últimos meses:
    “Se você está atravessando o inferno … continue indo”. Winston Churchill

    “Aqueles que dizem que algo não pode ser feito deveriam sair do caminho daqueles que estão fazendo”. Joel Arthur Barker

    “Não existe falta de oportunidades para ganhar a vida com o que amamos; existe apenas uma falta de decisão para fazer isso acontecer”. Dr. Wayne Dyer

    “Eu costumava dizer, ‘Eu certamente espero que as coisas mudem’. Então eu aprendi que o único modo de as coisas mudarem para mim é quando eu mudo”. Jim Rohn

    E tenho aprendido bem mais do que isso.

    Mestre, amigo, companheiro: a diferença entre o ordinário e o extraordinário é um pequeno extra.
    Obrigado por ser extraordinário!

  25. Hey menino Palma,

    Já parou pra pensar quantas pessoas foram contempladas com seu talento? Pensou no número de jovens que absorveram conhecimento técnico, dignidade e até mesmo o valor de trabalhar em grupo?

    Você realizou sonhos de todos os tamanhos e a maior recompensa é o reconhecimento dessa enorme familia, conhecida como Comunidade.

    Muitos não enxergam sua nobreza, mas o brilho e o talento nem mesmo o abismo mais profundo consegue esconder.

    “…és forte, impávido colosso.”,

    Muita luz e sucesso a você

    Facunte

  26. Companheiro Palmito !

    É “soda” para o que aconteceu, mas isto é um impulso para transformar a sua criatividade e idéias em projetos e realizações. Como disse no cafezinho, aproveite o momento para escolher uma idéia e abraçá-la.

    Se precisar de algo de mim, é só chamar.

    Estou torcendo por você.

    abs
    Condé

  27. Grande-pequeno Palma.

    Falar o que, né meu amigo? Acho que todo mundo que deixou um comentário no seu post, falou um pouco sobre o sentimento de todos, “perdendo” o evangelizador que você foi/é. Eu só tenho a agradecer o tempo que trabalhamos juntos e o engajamento em projetos e idéias que pudessem surtir efeito para a comunidade técnica, pois é o que acreditamos ser o trabalho do evangelista!

    Poucas vezes encontrei uma pessoa com tamanha energia e criatividade na minha vida profissional. Esses são ativos que nunca o deixarão e que o farão continuar caminhando com sucesso. O que precisar, pode contar comigo.

    Abs,

    Rodolfo

  28. Palma,

    Como a maioria dos comentários estou surpreso. Voce é uma pessoa dinâmica, cheio de idéias e contatos. Essa sua nova fase pode gerar muitas coisas boas, tenho certeza disso. Se precisar de mim sabe onde me encontrar!

    Mande seus contatos e estarei de acompanhando pelo Blog.

    Artur.

  29. Palma,

    Obrigado por tudo durante esta caminhada. Muito legal trabalhar contigo.

    Já falamos pessoalmente, mas gostaria de reforçar:
    Creio que foi o Heráclito que disse algo como “é bom que nem tudo que queremos aconteça”.
    Aproveita o lado bom da coisa e bom vôo! 🙂

    Abração

  30. Oh grande amigo Palma!

    Fiquei surpreso e triste com a notícia.
    Tenho muito a te agradecer pelo quanto me ajudou e me apoiou nas ações na comunidade.
    Aprendi e ri bastante contigo também. Você é um camarada de altíssima alegria.. e consegue contagiar a todos com ela.

    Tenho enorme respeito por você e espero continuarmos em contato.

    Obrigado por tudo e boa sorte na nova estrada que irá trilhar!
    Sucesso!

  31. Mestre Palma,

    Tenho certeza que você nem se lembra de mim, mas saiba que sou mais um dos vários que te conheceu um dia num dos inúmeros eventos (no meu caso, um TechEd) e ficou fascinado com sua paixão. Fico feliz em poder repassar aos meus alunos, um pouco da dedicação e obstinação que vi em você e em alguns amigos.

    Mudanças? Sim. Agradáveis? Provavelmente por agora não, mas saiba que a vida sempre nos provê de mudanças para atingirmos novos patamares. Conte conosco, no que for preciso.

    Salgueiro

  32. Luciano, you rock!!!! vc sabe disso, foi um prazer ter te conhecido e ter sido integrado na comunidade com vcs. Só me resta desejar muito sucesso, por que a sorte não se desea, se tem 😀

    Um grande abraço e sempre que precisar conte comigo.

    Raphael Barini

  33. Caro Palma, grande aliado nas atividades da comunidade, principalmente para nos aqui do Norte. Essa noticia foi de certa forma chocante, mas com certeza coisas melhores estao por vir.
    Desejo a vc tudo de bom e que seu futuro seja igual a seus sonhos.

    Abraços

    Marcel Luis Freitas
    Ji-Paraná – RO
    Grupo de usuários Request

  34. Palma,

    relax my friend, vc é competente e o mercado estará sempre aberto para pessoas competentes como vc!
    depois me manda um email para conversarmos melhor 😉
    com 8 anos de casa a rescissão dá para viver um pouco sem se preocupar “desesperadamente” em arrumar emprego amanhã, então não se precipite!
    vc sabe que é um grande cara, não somente profissionalmente e é isso que conta para as pessoas que te conhecem! 😉

    Abs
    Guerra

  35. Grande Luciano Palma,

    Podemos desejar a você SUCESSO e Muita sorte nesta ‘Nova era’.
    Com certeza vai dar tudo certo, estamos torcendo para isto.

    Gostaríamos de agradecer por todo o conhecimento que você nos forneceu até o momento e esperamos que continue contribuindo com toda a comunidade.

    Abraço!
    Até mais!

  36. Apesar de não ser seu “amigo”, apenas conhecer de eventos, grupos entre outros vemos sua postura no trabalho feito para a comunidade e com certeza você é uma pessoa querida, e exemplo disso são os comentários aqui colocados.

    Pela sua postura ja comentada e respondida em alguns posts você fez oque pode enquanto esteve lá, e acredito que isso é o mais importante, mostrar que você estava lá realmente para fazer a diferença, e acredito que você fez Palma.

    Considerando isso e muitos outros aspectos, sabemos que você é uma pessoa iluminada e que outros desafios virão.

    Não te desejo boa sorte, pois uma pessoa com conhecimento, competencia não precisa de sorte, uma pessoa com suas qualidades fazem as coisas acontecerem sem precisar de sorte.

    Grande Abraço
    God Bless You

  37. Palma,

    Quando vi não acreditei, acompanho o seu blog já algum tempo e também alguns eventos que você palestrou, posso dizer que você é um dos exemplos para mim de um profissional com uma grande humildade e um vasto conhecimento.

    Sei que é apenas uma fase, mais tenha em mente uma coisa que é comprovada o seu reconhecimento e dedicação a comunidade relatado nos post dos colegas acima, que suas contribuições só demonstraram o seu verdadeiro valor.

    Uma grande abraço,
    Fernando Amorim

  38. Palma,

    O que falar de alguém que aprendi a admirar por conta da comunidade, pelo technet, pelos TechEd´s que tive oportunidade de acompanhar suas palestras e por tudo que se le, escreve e fala a respeito de alguém que é simplesmente “SINGULAR” !!! enfim … falar de voce, é simplesmente surreal. Após conhecer o profissional e seu trabalho, mas tarde tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente nos TechEd´s, foi simplesmente sensacional. Voce não me conhece pessoalmente, mas deve lembrar do “pentelho” que perguntou sobre o suporte a virtualização necessária no hardware, para usar o modo de compatibilidade do XP junto ao Win 7… suas palavras foram, tem sempre um camarada inconveniente … he he he .

    bem … o que sinto pelo seu trabalho, pelo palestrante, pelo colaborador das redes sociais é algo que muito pouco se explica, se sente ! Voce é uma pessoa impar, detentora de todas as qualidades aqui descritas e faladas, e antes de tudo um entusiasta de tecnologia, uma locomotiva que sempre ajudou a comunidade, a todos nós a extrair o maximo dos produtos, o maximo das soluções, sem deixar de dividir seus conhecimentos e experiencias !!! Só tenho uma coisa a dizer depois de tudo isso … EM FRENTE !!! e liberem passagem, porque o cara é FERA e o sucesso seu unico destino !!! tudo de bom, vida nova !! Abração.

  39. Grande Palma, apesar dos poucos contatos que tivemos sempre admirei seu trabalho, seu esforço, etc.. e desejo muito sucesso nessa nova era de sua vida.

    Abraços.

  40. Aprendi muito com seus posts e tive uma grande oportunidade de ver uma palestra sua no TechEd 2009 fiquei muito contente de poder ver de perto “O CARA” da comunidade. Muito obrigado por tudo.

    E bom 2010 para todos nós!

  41. Anão, quando te vi na segunda eu estava preocupado com algumas coisas e não te sacaneie. Você saiu da sala de PS e acho q foi a primeira vez que não falei da tua falta de altura 🙂
    Vou sentir falta. As coisas vão ficando mais chatas…

    Acho que ocorreu foi um problema de voltagem. Vc só funciona se te proporcionarem 220V. Deve ter sido um apagão da Renata 🙂

    Arrebente novamente em outro lugar. E conte com o amigo.

    Pedroso

  42. Fala Palma,

    Cara, parabéns pelo empenho junto a Comunidade durante todo este tempo. Tive o prazer de estar presente em Jundiaí em 01/12 e a experiência foi fantástica!
    Continue neste caminho e lembre: O conhecimento adquirido é algo que jamais conseguirão tirar de você!

    Muito sucesso!!!

  43. Palma, fiquei muito triste com a noticia. A gente aqui no “interior” em BSB, as vezes as noticias demoram a chegar. Depois da tempestade, sempre vem aquele dia lindo,”CAVOK” como se diz na aviação no dia de céu claro. Pode ter certeza.
    Posso dizer que é bom fazer estas paradas para “manutenção do avião”. hehehe
    assino abaixo (repare que não é “almirante”…) hehehe

  44. Palma,
    Tive a grande oportunidade de trabalhar com você em diferentes ocasiões, e quero te agradecer por sempre ter colaborado com meu crescimento, seja compartilhando seu conhecimento técnico (lembra aquela planilha que mostrava até quanto tempo levaria para mensagens serem entregues pelo Exchange, ou algo que o valha.. hehe) ou me ensinando uma coisa ou outra de “people skills” 🙂

    Desejo o melhor pra você!
    Espero manter o contato.

    Abcs,

  45. Eu me lembro de ter te conhecido antes mesmo de você ir para DPE, um consultor fantástico, uma pessoa excelente. E quando encarou a nova oportunidade (DPE) aceito de braços abertos todos os novos desafios, e como sempre se saiu além, chegou pra mudar e mudou, os eventos, as comunidades e as ações mudaram muito depois que você começou atuar no TechNet, mas ainda assim o seu “técnico” ainda estava lá, quem viu suas palestras no TechEd sabe muito bem do que estou falando. Se “alguém” aqui perdeu alguma coisa foi a Microsoft, pois você com certeza vai se sobressair mais uma vez e nós continuaremos a ter ver por ai. Conte comigo para o que precisar, sempre.

    Grande abraço,

  46. Brother,

    Tomei um susto quando fiquei sabendo…. Mande seus contatos pessoais!
    Fiquei sabendo hoje! 02-04-10

    abraço

    Refa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s